27 3228-1302
27 99742-1710
27 99943-1869
Rua Claudio Coutinho, 606 - Ed. Forcon — Jardim Limoeiro Serra/ES — CEP: 29164-074

Notícias

Administração e a contabilidade

É preocupante quando o Gestor Empresarial não valoriza a Contabilidade

“É preocupante quando o Gestor Empresarial não valoriza a Contabilidade, pois o RISCO é verossímil, e poderá lhe trazer ônus pecuniário, além de afetar negativamente seu PATRIMÔNIO.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado com a evolução da inteligência artificial agregada ao período de pandemia, onde acontece o isolamento e em algumas cidades o lockdown, podem ter surpresas desagradáveis quando analisamos o universo de empresas existentes e principalmente a continuidade e sustentabilidade as pequenas empresas, que sabemos de sua importância nos agravos sociais de diversas comunidades.

O presente artigo visa elencar diversas situações que podem vitimar essas citadas empresas e como poderão utilizar a CONTABILIDADE como recurso e instrumento para obtenção de maio transparência e de controle interno, já que o momento pandêmico precisa de exímio controle.

Acreditamos que o mundo atual nos traga surpresas que não estamos preparados e as empresas e profissionais devem rapidamente buscar a sua capacitação e qualificação para agregar valor as suas ações e atitude que possibilitem agregar melhorias aos resultados positivos dos empreendimentos.

A Economia, e a contenção dos seus agravos sociais, precisam de ações racionais que possibilitem suas melhorias e essa ação passa obrigatoriamente pelas sapiências de seus profissionais, que por sua vez, precisam se adequar as condições impostas por situações atípicas, tais como o período de pandemia que estamos passando.

É fato que muitos empreendimentos estão buscando negociação judicial e outras estão em processo falimentar, e isso comprova a fragilidade educacional e cultural de seus idealizadores, pois o ônus pecuniário de sua incompreensão passa obrigatoriamente por sua capacitação e qualificação profissional.

EMPRESAS

No Brasil o universo de empresas existentes, se identifica com as pequenas empresas, que são constituídas por empreendedores que buscam adentrar nesse seleto mercado, e muitas vezes não tem o Capital necessário, e o mais gritante não elaboram um Planejamento Estratégico que possa facilitar a sua ação e atitude, e o mais grave é que a CONTABILIDADE retrata toda suas ações e atitudes que afetem o Patrimônio.

Apesar do curso de Administração demonstrar com clarividência a importância de uma CONTABILIDADE para a excelência da gestão empresarial, muitos gestores assim não compreendem por limitações educacionais e culturais que podem ameaçar o seu investimento.

O Gestor Empresarial no Brasil deve ter maior atenção a sua CONTABILIDADE, sob pena, de por em RISCO todo o seu empreendimento, e para manter a sua continuidade e sustentabilidade de sua atividade econômica, precisa de informações verrosímeis para tomar a AÇÃO e ATITUDE necessária para adequar o seu planejamento ao mercado.

É comprovado que qualquer empreendimento, principalmente uma Gestão Empresarial que não tenha sua CONTABILIDADE, transparente e com controle interno, pode comprometer os resultados da empresa, qualquer tamanho ou forma que ela tenha, pois os ATOS e FATOS dessa gestão estarão obviamente retratados nos demonstrativos contábeis e financeiros oriundos da CONTABILIDADE, e que demonstram com clarividência a situação do PATRIMÔNIO da empresa.

O SEBRAE diz em alto e bom tom que das cinco mil pequenas empresas constituídas ao longo de um período, somente 10% (dez por cento) delas sobrevivem, e o mais gritante é saber que o que mais impacto o seu desenvolvimento e crescimento é a ausência de análise depurativa derivada dos demonstrativos expostos pela CONTABILIDADE.

O acompanhamento de um PLANEJAMENTO EMPRESARIAL devidamente acompanhado e confrontado com os demonstrativos contábeis possibilita uma visão holística de todo o empreendimento e precisa de melhor expertise dos gestores empresariais.

É fator obrigacional do gestor empresarial de qualquer empresa de qualquer forma e tamanho adotar AÇÃO e ATITUDE que tenham base nas informações e análise nos demonstrativos contábeis e financeiros e confrontados com seu planejamento empresarial.

No mundo globalizado com todas as suas peculiaridades, a busca de entender o mercado local, interior, estadual nacional e exterior é fundamental, sem deixar de se preocupar com o P P P P (Produto, preço, praça e promoção), eis mais um segredo de uma boa gestão.

“A probabilidade de uma pequena empresa ser mais flexível e rápida em suas estratégias contribui para a obtenção de seus resultados positivos, quando comparados com uma média e grande empresa.”

Lembro que a razão da durabilidade de vida das espécies está diretamente ligada a sua forma de adaptação ao meio em que vivencia, e isso independe do seu tamanho, forma e demais variáveis, eis o grande segredo da vitalidade dos pequenos negócios.

PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

O profissional de contabilidade deve entender que o mundo está em transformação e sua função precisa se reinventar, para que possa manter a sua empregabilidade ou mesmo sua contratação diante das adversidades e concorrência que se apresentam com certa agressividade, sob diversos aspectos.

É fato incontestável que muitos profissionais de contabilidade precisam se atualizar e se adequar as novas tecnologias, e principalmente aos novos princípios de contabilidade internacionais, para que possam exercer seu labor com maestria, e interagindo com a gestão empresarial junto ao planejamento empresarial.

O retorno à academia se faz necessário para que possa receber essa atualização, necessário e impreterível para o exercício de seu mister.

O mondo globalizado com a inteligência artificial, mostra de modalidade incontestável que esse profissional precisam dessas melhorias, pois em sua maioria não tem conhecimento do mercado internacional, desconhece a importância de uma inteligência artificial.

O simples atendimento as obrigações sociais, tributárias, trabalhistas procedidos através de sistemas de tecnologia da informação pelos órgãos competentes, são hoje atividades mecânicas, inclusive a elaboração dos demonstrativos contábeis e financeiros.

Diante do exposto no parágrafo anterior, observamos que os conhecimentos técnicos específicos se fazem necessários para que a empresa cliente não sofra multas ou ônus pecuniários que possam afetar seu fluxo de caixa.

O profissional de contabilidade deve entender que a análise depurativa dos relatórios contábeis e financeiros dos clientes devem ser analisados e relatados em documento próprio inclusive com demonstração gráfica que poderá afetar a gestão empresarial.

No mundo atual dos negócios somente aqueles que têm uma capacitação NE qualificação antenada com os acontecimentos modernos poderá contribuis com SUGESTÕES de melhorias que direcionem o planejamento empresarial para resultados positivos.

Os sistemas expedidos por relatórios devem sempre ser avaliados e analisados com maior competência, habilidade e serem confrontados com o mercado atual, pois o RISCO de qualquer AÇÃO ou ATITUDE é verossímil.

Para exemplificar tomamos como exemplo, o SPED – FISCAL, que registra o Estoque Anterior, as Compras, as Vendas e o Estoque Final, possibilita ao sistema avaliar suas obrigações tributárias e ainda aferir a aquiescência racional desses números quando comparados com períodos posteriores, buscando com isso identificar fatos passíveis de sanções tributárias.

Entretanto é bem verdade que poucos empreendimentos têm controle de estoques que possam ser aferidos junto à contabilidade.

Outro fator de importância é o SPED – CONTÁBIL que deve mensurar e registrar os eventos da gestão, inclusive o que consta no SPED- Fiscal e no E-Social, que tem a responsabilidade de atender as obrigações trabalhistas, e envolvidas com a tecnologia da informação.

Todos os TRIBUTOS das empresas são sistematicamente calculados através do sistema de tecnologia da informação que integram as obrigações tributárias sejam elas, principal ou acessória, nesse universo podemos entender o grau de dependência da CONTABILIDADE junto aos sistemas avaliativos, e sendo derivativas as fiscalizações e auditorias derivativas dessas informações.

UM FUTURO BREVE

É FACTÍVEL entender que num futuro breve o mundo dos negócios que se desenvolve a uma velocidade meteórica está devidamente acompanhado por uma evolução tecnologia através da inteligência artificial, que se desenvolve exponencialmente afetando toda a sociedade quer seja pessoa física ou mesmo as pessoas jurídicas.

Podemos, portanto imaginar a importância da inteligência artificial e mais ainda a inteligência artificial quântica, cujas máquinas através do “machine learning”, “deep learning”, cloud, e demais podem facilmente identificar evasões ou mesmo fatos passíveis de sanções.

Diante do exposto, podemos identificar o novo ambiente empresarial que se aproxima a uma velocidade meteórica, e diante desses fatos a performance profissional dos profissionais que labutam com essas informações precisam ser atualizadas periodicamente para que essas evoluções não impactem a continuidade e sustentabilidade das atividades econômicas de empresas assim como também do patrimônio das pessoas físicas.

CONCLUSÃO

Entendemos que o mundo gira rapidamente e a cada segundo os acontecimentos e inovações se destacam e afetam profissionais que precisam de informações para tomada de AÇÃO e ATITUDE para que possam gerir seus negócios.

A cada dia temos informações de acontecimentos que mudam procedimentos de negociações comerciais, visando flexibilizar citadas transações e obviamente reduzir CUSTOS e DESPESAS, fazendo com que a precificação dos produtos e serviços fique mais afinada com essa evolução.

Outro detalhe que nos chama a atenção é a existência do PASSADO e FUTURO, pois o PRESENTE já se tornou passado diante do processo de evolução dos acontecimentos, tamanho é a velocidade desses fatos.

A SOPHIA (inteligência artificial) tem demonstrado que o SER HUMANO precisa acompanhar a velocidade dessa evolução ou simplesmente fará parte dos números estatísticos numa planilha qualquer.

BIBLIOGRAFIA

  1. CONTABILIDADE, Da Costa, Elenito Elias, Editora Grupo Fortes;
  2. CONTABILIDADE No. 2, Da Costa, Elenito Elias, Editora Grupo Fortes;
  3. TRANSPARÊNCIA, Da Costa, Elenito Elias e demais, Editora Grupo Fortes.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales.

Todos os direitos reservados | © 2024 | FORCON | Política de Privacidade
desenvolvido por