27 3228-1302
27 99742-1710
27 99943-1869
Rua Claudio Coutinho, 606 - Ed. Forcon — Jardim Limoeiro Serra/ES — CEP: 29164-074

Notícias

Valor...ização do profissional de contabilidade

Estamos no ano de 2018, em plena economia globalizada, onde os órgãos de arrecadação utilizam a Tecnologia da Informação

“Qualquer valorização profissional depende da performance, capacitação e qualificação do profissional, pois o mercado não perdoa.” (Elenito Elias da Costa)

Estamos no ano de 2018, em plena economia globalizada, onde os órgãos de arrecadação utilizam a Tecnologia da Informação que através de inteligência artificial buscam a transparência e o controle interno dos contribuintes, quer sejam pessoa física ou jurídica.

O mundo está completamente globalizado a inexistência de barreiras e limites foram ultrapassadas, o Capital e o Investidor procura encontrar o ágio para conter o RISCO e a perca de outros mercados.

Eles sabem que o Brasil é a bola da vez, pois procura a sua estabilidade econômica, passa por uma REFORMA sistêmica, que tende a elevar o ágio focado, e está em plena reconstrução em energia, estradas, comunicação, infra estrutura e demais, o mais gritante passa por um momento delicado em contratar grandes empresas nacionais, haja vista o CAOS derivativo dessa política degradante.

As grandes obras que estão sendo licitadas e em andamento precisam urgentemente rever seus convênios, consórcios e contratos, por motivos óbvios, e a opção é a contratação através de licitação internacional, outras licitantes, já que os Demonstrativos Contábeis e Financeiros das empresas envolvidas foram elaborados, auditados, e assessorados por profissionais com qualidade duvidosa e esse maculou a classe diante de sua valorização social.

É fato que 2018 é um ano de eleições majoritárias, e com certas proibições de investimento empresarial e limitações de recursos de pessoas físicas, só encontrando uma alternativa a de abrir as portas para o Capital estrangeiro para essas grandes obras e através dessas negociatas sobrar algum para investir nos candidatos a eleições, ou você acha que as operações policialescas em desenvolvimento acabará com uma secular existente (Corrupção).

Sabemos que o RECURSO deve aparecer de qualquer forma para sustentar partidos e candidatos, e o mais gritante é que o eleitor está verdadeiramente decepcionado com alguns representantes e acredito na renovação em massa, haja vista razões factíveis.

Por outro lado, haverá um espaço mais acentuado de empresas estrangeiras que buscam investir no Brasil e suas regiões, como no caso do Nordeste que está recebendo investimento estrangeiro de grande monta, e que fatalmente afetará nossa cultura na visão de um profissional globalizado.

Essas empresas precisam de profissionais que possam assessorá-las, mas o mercado fica ainda mais seletivo, e o mais agravante é que as empresas locais passam a exigir ainda mais de seus assessores para que possam acompanhar essas empresas concorrentes, casos contrários ficarão obsoletos.

Nesse momento há a necessidade de uma melhor performance, capacitação e qualificação desses profissionais, quais sejam:

  1. Conhecimento em tecnologia da informação;
  2. Conhecimento da legislação especifica;
  3. Conhecimento de outros idiomas;
  4. Conhecimento técnico especifico;
  5. Conhecimento de Contabilidade Internacional;
  6. Conhecimento da Contabilidade Tributária
  7. Conhecimento de Auditoria Interna;
  8. Conhecimento de Contabilidade de Custos;
  9. Elaborar relatórios gerenciais;
  10. Analise financeira, econômica e SWOT;
  11. Relatório de sugestões gerenciais.

A comparação do profissional internacional com o nacional é fato comum dos investidores, pois essa ação e atitude é costume dos investidores estrangeiros quando adentram em território nacional.

Na visão do estrangeiro o Brasil é a porta de entrada na América do Sul e no aspecto econômico eles sabem que essa porta é o grande mistério para o ágio necessário e compensação de prejuízos financeiros.

A ausência de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE se faz notar em todas as classes sócias através de ações e atitudes fúteis e débeis, inclusive quando as excelências escrevem ou discussão sem antes raciocinar, basta que possamos a analisar os projetos, as reformas, os planos, todos sem uma base INTELIGENTE, eis o grande problema que contribui ainda mais para a idiotização da Nação.

No caso de profissionais a maioria dos dirigentes classistas que eventualmente exerçam gestão, apesar de sua formação, lamentavelmente se perde em ações torpes e buscam robotizar esses profissionais, e se esquecem de que são as empresas e sociedade em geral que precisam VALORIZAR esses profissionais, usando a teoria Capital e Trabalho, associada ao valor do Capital e do sistema Capitalista em mutação.

O maior foco da VALORIZAÇAO é trabalhar com as EMPRESAS de qualquer porte ou tamanho, de qualquer opção tributária e a SOCIEDADE EM GERAL, mostrando a real importância do profissional em seu labor, pois acredito que deva ser esse o entendimento dos órgãos e representantes, qualquer outra ação é mera pirotecnia e factóide fecal.

O profissional no exercício de seu labor deve buscar alternativas para continuar em sua atividade laboral, daí temos a ACADEMIA, UNIVERSIDADE, CENTRO UNIVERSITÁRIO, FACULDADE, INSTITUTO e demais que devem apresentar seus cursos com exímia QUALIDADE na formação de seus educandos.

Ressalto ainda que os PROFESSORES, devem mostrar suas competências, habilidades e eixo prático, antes de lecionar e ministrar qualquer disciplina, através da publicação de seus ARTIGOS, LIVROS e PALESTRAS, caso contrário, seu títulos de nada valerão para o educando que representa o cliente principal.

No mesmo raciocínio entendo pessoalmente que o PROFISSIONAL deve assim demonstrar suas competências, habilidades e eixo prático, caso contrário poderá oferecer RISCO ao cliente.

Devemos os entender que o mercado globalizado é SELETIVO, e aqueles que não corresponderem procure outra profissão mais adequada a seu perfil.

Lamento e me desculpem, pois não sou dono da verdade, mas sinto que se não tivermos um entendimento mais prolixo, poderemos perder o bonde da história, respeito todas as opiniões e acredito que todos devem refletir essa VALORIZAÇÃO.

Fontes bibliográficas:

  1. O IDIOTA, Fiódor M. Dostoievsky
  2. O Capital, de Karl Marx
  3. O CAPITAL DO SÉCULO XXI,Thomas Pikkety
  4. Contabilidade No.1, da Costa, Elenito Elias, Ed. Grupo Fortes
  5. Contabilidade No.2, da Costa, Elenito Elias, Ed. Grupo Fortes
  6. Transparência, Da Costa, Elenito Elias e demais, Ed. Grupo Fortes
  7. Artigos do Prof. Elenito Elias da Costa, publicado na Internet em diversos sities, inclusive no Brasil.

Autor: ELENITO ELIAS DA COSTA, um profissional com educação globalizada.

Todos os direitos reservados | © 2024 | FORCON | Política de Privacidade
desenvolvido por